09 outubro, 2012

Avó Maria da Soledade (20 Abril 1919 - 1 de Outubro 2012)

A minha Avó faleceu esta segunda feira que passou, dia um de Outubro.
Tinha 93 anos.
Andei doida à procura de um desenho que fiz há imenso tempo para colocar aqui, mas por lapso não o tinha digitalizado no computador, e sabe Deus onde anda o original.

Mas há-de aparecer*

Tive a sorte de conhecer dois Avôs e uma Avó.
Deste lado, que é o materno ficam belas recordações de férias da Páscoa e Natais passados no Fundão, muitas horas a brincar na loja do Avô - que era fotógrafo - outras tantas a brincar nos parques da cidade ou a cirandar pelas mesas do café a apanhar caricas com a minha prima Joana, enquanto a Avó conversava com as amigas... as mesmas que nos pregavam grandes "selos" de batom na bochecha quando nos viam.

A minha Avó era uma mulher alta e bonita e tinha uns olhos esverdeados que o meu Avô dizia que faiscavam quando ela se irritava. Era a mais velha dos seus irmãos e irmãs.

As mãos da minha Avó tinham dedos longos e umas unhas que infelizmente não herdei, porque eram estupendas para pôr verniz. Tinha também uns anéis grandes a que nós (os netos) chamávamos "cachuchos". Já velhinha, era uma senhora fininha e levemente curvada. E arranjava-se sempre muito bem, sem precisar de carregar maquilhagem como algumas velhotas às vezes fazem.

Podia escrever aqui milhentas recordações avulsas, mas acho que era merecida uma homenagem com mais pés e cabeça... de modo que espero poder voltar a este post em breve.

*Encontrei este desenho em Janeiro de 2015! A frase que o acompanha foi o que me motivou a faze-lo.

4 comentários:

Feliz disse...

As nossas avós são belas! Quem nos dera a nós chegar às suas idades! Ainda tenho a minha, aquela que é a segunda mãe, que me criou e ainda cria!
Tem já os seus 96 anos, a caminho dos 97! É linda que só ela! Tem uma história de vida belíssima! Gosto muito dela mesma!

Aguardo ansiosa para ver essa ilustração!
Beijinhos para ti querida!

Anónimo disse...

A tua avó estará sempre contigo!

Beijinhos!

Avozinha disse...

Bela a tua recordação da tua avó! Conheci-a melhor há uns anos largos quando fomos ao Fundão com a tua mãe levar já nem sei o quê com a carrinha. Ficámos lá uma noite. A tua avó aproveitou para me contar todas as histórias da família, que a tua mãe e irmãos estavam fartos de ouvir, mas eu não! Recordo especialmente bem as da pneumónica, que levou tantos milhares de pessoas pelo país fora e no Fundão também.

Ana Oliveira disse...

Obrigada Tia :)
Sim, a história da pneumónica é muito impressionante... a minha bisavó Maria, mãe desta minha avó, perdeu muita gente de família, incluindo uma irmã de quem gostava muito... e atravessou esta crise grávida da minha avó Soledade.

Esta família esteve por um fio para não existir!