30 abril, 2012

Nippon!

Estes meses que passaram fiz um esforço para voltar a publicar na Zona! E eis que vai sair dentro de pouco tempo a Zona Nippon onde colaborei com uma ilustração e uma mini BD.
Para quem não conhece ou já está esquecido, a Zona é uma publicação independente que tem como principal objectivo publicar BD (e também ilustração) do pessoal amante destas artes. Para uma história mais completa por favor leiam aqui no blog do André.

Assim, quando o Fil (o dinamizador inicial de todo este projecto e meu ex-colega de ilustração cientifica) me falou da nova edição que seria toda baseada em temas nipónicos (manga e afins), fiquei entusiasmada! O desafio era fazer os desenhos todos a preto e branco e respeitar o formato tradicional dos livros de Manga, que são assim para o pequeno.

Embora o meu género não tenha nada a ver com Manga, como havia bastante liberdade para participar desde que o tema fosse relacionado com o Japão, resolvi fazer uma Geisha-Branca-de-Neve, que era um projecto que já tinha na manga há imenso tempo. 
Desta feita desenhei a menina que podem ver acima. Pesquisei sobre a idade que a Branca-de-Neve deveria ter nas histórias tradicionais (não, não é uma adolescente curvilínea como a Disney a fez...) e descobri que deveria ser uma menina de 7 anos. Numa pesquisa mais aprofundada descobri que no Japão há um evento especial chamado Shichi-Go-San destinado a meninas de sete e três anos e meninos de cinco. Bom... foi uma delícia procurar imagens! E tantas que havia! 
Para além disso quis fazer uma mini BD, também sobre a Branca de Neve. O estilo continua a não ser Manga mas tentei pelo menos fazer figurinhas do género daqueles penduricalhos que as japonesas gostam de pôr em todo o lado... telemóveis e assim. 
Se quiserem ler o resto desta história (é só mais uma página) apareçam no lançamento da Zona Nippon, no Anicomics, sábado dia 5 de maio na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Telheiras! Domingo dia 6 vou lá estar a dar autógrafos!
Deixo-vos uma versão colorida da minha Menina Geisha Branca de Neve. Que lindinha que ficava se a edição fosse a cores...

2 comentários:

S disse...

Ana,
Já conhecia a publicação e não sabia que costumavas colaborar nela.
Parabéns, a tua Geisha ficou linda!

Rodrigo Eloi disse...

Parabéns pelo desenho, pela publicação, sou amante da arte oriental... a arte ficou maravilhosa, tenho dois desenhos no nanquim de mulher oriental, amo arte e o suas ilustrações são maravilhosas. Parabéns! rodrigoeloiescultura.blogspot.com