03 agosto, 2006

Leitura para férias

Gostar de ilustração, para mim, significa também estar interessada em tudo o que tenha a ver com contos, com a matéria que se ilustra. Na semana passada comprei este livro, que já há muito que me foi recomendado por mais do que uma pessoa. Chama-se Psicanálise dos Contos de Fadas, do austríaco Bruno Bettelheim e está editado em Portugal pela Bertrand.
Dele retiro esta passagem deliciosa sobre a vida eterna e o amor: (...) os contos de fadas põem o problema do desejo da vida eterna, concluindo ocasionalmente: "Se eles não morreram, ainda estão vivos." Outros acabam assim: "E viveram felizes para todo o sempre." Contudo não levam a criança a acreditar, nem por um instante, que a vida eterna é possível. Mas indicam a única coisa que pode suavizar os estreitos limites da nossa passagem por este mundo: a formação de uma ligação verdadeiramente satisfatória com outrem. Os contos de fadas ensinam que através das ligações afectivas com outra pessoa atingimos a suprema segurança emocional e conseguimos as relações mais permanentes que estão ao nosso alcance; e só isto pode dissipar o medo da morte. Se encontrarmos o verdadeiro amor adulto, diz-nos também o conto de fadas, então não precisamos de desejar a vida eterna. Isto é sugerido por outro final: "Eles viveram por muito tempo, felizes e contentes."

7 comentários:

mfc disse...

Tive que ler esse livro para o meu curso. Lembro-me que gostei.

E achei os desenhos dos coracoes geniais (Gosto da menina que o pontapeia) : ) De certeza que ja ouviste a expressao 'arrastar a asa'?

Ana Oliveira disse...

oi Vodka :) Conheço sim, mas tem outro significado, arrastas a asa pra cima de alguém e não pelo chão, não é? A menina que pontapeia foi a ultima que fiz, estava farta de desatinar com os bracinhos delas!

menir disse...

Boas leituras, boas férias e bons desenhos.

Nancy Brown disse...

ana gostei imenso das suas ilustrações. transmitem uma ternura imensa!

Mário disse...

Se me permite a ousadia, os seus desenhos valem mais que o B.B.

Mas é um início. Pode ser que que depois siga a senda...

Gosto muito dos seus desenhos, claro :))

pat disse...

lindo, gostei mesmo deste excerto...é verdade..é mesmo assim..beijinho e boas férias. Ah! adoro o teu blog e as tuas ilustrações. - :)

* disse...

vinha à procura da princesa guardadora de patos, a amiga do trafuncas...