02 agosto, 2006

Onde está o totó?

Numa casual conversa telefónica com o meu irmão mais velho começamos a falar sobre os meus desenhos das princesas e os totós (como penteado no cabelo, entenda-se). Como ex-aluno de uma escola que inclui teatro ele é ligeiramente traumatizado pelas meninas de totós, por isso dou-lhe o devido desconto...
Adoptei o penteado dos totós para as minhas princesas sem racionalizar muito sobre isso, mas esta conversa deixou-me intrigada.. haverá alguma razão inconsciente para isso? Vejamos:

Uma das únicas princesas a quem conheço totós é a Princesa Leia (e são uns totós um bocadinho totós diga-se de passagem...). Vá-se lá saber o que se passou na cabeça do excelentíssimo Lucas quando idealizou a Leia.. mas por outro lado, se eu própria me vi a desenhar princesas com totós sem sequer pensar nisso, por alguma razão foi. Agora qual...

Procuro no dicionário algum esclarecimento. Afinal O QUE É UM TOTÓ?? Em vão, o Dicionário prático ilustrado da Lello e Irmão - Editores apenas adianta: Totó (ò) s.m. Fam. o mesmo que cãozinho. E qual o meu espanto! Mas há de facto um cãozinho chamado totó! O da Dorothy do Feiticeiro de Oz!
O mistério adensa-se.


E eis que outra ideia surge na minha cabeça.. o que dizer do famoso rato Mickey? Seriam as suas orelhas inspiradas nos possíveis totós de uma possível menina? E que raio quereria isso dizer? Teriam sido as orelhas do Rato Mickey a influenciar o elaborado penteado de Leia? Ou será apenas uma ideia totó da minha parte? (que é bem provável..)
Deixo-vos com estas ideias e parto mas é para férias. Até ao regresso!


11 comentários:

hfm disse...

Boas férias e bons tótós!

PMBC disse...

Excelente!

menir disse...

Não digas mal dos tótós da princesa Leia ou temos sarrabulho... Grande análise ò Ana! ;)

Cell disse...

No meio de artigos e experiências é óptimo levares-me a meditar sobre tótós...achei o máximo! Pensei por momentos que ias desenhar o meu pai...avô tótó :)

Goiaoia disse...

«Tótó, I think we're not in Kansas anymore»
in O Feiticeiro de Oz.

Os Tótós... são tranças apanhadas??
Bom, todas as princesas que se prezavam (hoje já não carece... mas pergunte-se a qualquer criancinha) tinham loooooongos cabelos, que entrançavam em looooongas tranças que, ós'pois, sei lá, quando se armavam em borralheiras ou "guardadoras de patos" deveriam recolher em sóbrios tótós.

E nem pretendo chegar à Rapunzel. Assim que os camaraméns ou os escribas viravam costas, deviam ir a correr apanhálos bem apanhadinhos. Para andar, aqueles cabelos deveriam ser piores do que atacadores de botim All Star todos desnbalançados para um só lado e, óbvios, desatacados ou por atar.

A estória está mal contada. Se a Rapunzel não usasse tótós às escondidas já se treria submetido a diversas intervenções de reconstrução facial, mais própriamente, ao queixo.

Quere-me parecer que ainda acreditas em princesas (e pronto, no mínimo já seremos dois)mas que os tempos já num estão para coisas barrocas.
E então, intuiste o sentido pragmático da coisa, dos arranjos capilares pelos quais as princesas dos tempos modernos teriam de optar. Aquelas que saem do carro e vão abastecer o depósito de combústivel (num me lembro de mais nenhum exemplo infeliz, fico por aqui).

E eu já vi tótós espantosos. Uma senhora alentejana que conseguia amarfanhar um cabelaaaão pelo rabo num minúsculo carrapito escondidinho por de baixo da nuca.

p.s. Mas julgo... um pouco laços, é verdade, mas a princesa Fiona do Schrek num usa Tótós?

Goiaoia disse...

34789q601403bvpypabv uhgnl hngrvatçabno+tpaoç
awbvhilthulçnvta3ytp9q34

byatbhvenbnnçeb
arnypbnapemtu89n

Aprova lá isto!

Ana Oliveira disse...

Goiaoia: Sim senhor, isso é que foi comentar! Bem, confesso que na noite em que postei esse tratado sobre totós não me esforcei mauito (nada mesmo) em ser exaustiva... Se calhar chamei totós a tudo o que se parecesse com um pompom de cabelo. Era capaz de ser mais isso.

E sim, acho que é tipico de qualquer princesa que se preze tem um cabelo bastante comprido.. não sei de onde vem isto mas é muito recorrente.. deve ser aquela coisa feminina.. em todo o caso deve ser também por isso que algumas acabam por apanhar o cabelo de qualquer maneira, nem que seja nuns belos pompons! Ora não há também uma altura em que a princesa Leia aparece com um belo rabo de cavalo?

Quanto à princesa Fiona, de facto esqueci-me dela.. ou antes, nem me dei ao trabalho que pensar em mais princesas, mas acho que o que ela tinha era uma trança!

A bem a ver, entre tranças e pompons a coisa não varia muito nas guedelhas principescas.

Mónica disse...

eu conheço um tótó...
tá dificil de arranjar tótós de jeito, rebentam logo...

Mónica disse...

tótós só mesmo no cabelo

Big Brother disse...

Para a próxima tenho cuidado com o que digo ao telefone, q' isto depois até aparece na Net e tudo!

Sara disse...

Ahahah, adorei o comentário do David, e o nick ainda mais!