15 abril, 2013

Homenagem

Homenagem: Demonstração, prova de respeito, admiração, veneração.
Ontem a minha mãe perdeu uma irmã e eu uma tia.

Quando conto isto a quem não conhecia a minha família, é comum perguntarem-me se eu era chegada ou não a esta tia. Eu sei que as pessoas não fazem por mal (e que há imensas famílias em que um tio direito é mais um estranho) mas a mim não me faz qualquer sentido essa pergunta, porque incluído no nome "tia" já está toda a dimensão do afecto que temos por essa pessoa. Por essa razão tenho tias emprestadas.

A minha tia Fernanda (Fernandinha para nós) tomou conta de mim durante uns tempos quando era pequena e depois deu-me uma prima-irmã (somos parecidas e quando éramos pequenas perguntavam qual era qual apesar das alturas diferentes) com quem brinquei e cresci, que acabou por tirar o mesmo curso que eu e com quem - quem sabe - talvez venha a fazer projecto a meias.

Homage: public show of respect or honour towards something or someone.
Yesterday my mother lost a sister and I lost an aunt.

When I tell this to people that didn't know me well or my family, they often ask me if I was close to my aunt. I know people mean well (and there are many families where an oncle can be a stranger) but for me this question makes no sense whatsoever. The name aunt itself encloses all the afection I have for that person. Thats why I have borrowed aunts.

My aunt Fernandinha took care of me when I was little and then gave me a cousin-sister (so alike that people often asked who was who when we were kids) with whom I played and grew up. She ended up studying the same course and in the same University as I did and we even might - who knows - work together in some kind of project.

1 comentário:

Avozinha disse...

Bonita homenagem a tua, com essa fotografia da tribo feminina da tua mãe. Que a tua tia viva para sempre.