06 maio, 2012

No Anicomics

Hoje foi o primeiro dia do Anicomics!
Não chegámos logo de manhã, mas quisemos estar presentes no lançamento da Zona! Nippon que era pelas 14h15 e depois de atravessar um átrio cheio de cosplayers vestidos dos mais estranhos personagens manga (e não só) lá entrámos no Auditório.
A conversa foi interessante e muito bem conduzida pelo Mário Freitas. Na imagem acima podemos ver, da esquerda pra direita, Miguel Peres, Mário Freitas, André Oliveira e Fil.
Um pouco depois seguiu-se um pequeno debate com Mário Checchetto (em cima à esquerda) e Davide Gianfelice (em cima à direita). Falou-se de ferramentas de trabalho (digital versus manual), de como é trabalhar para as editoras Marvel, DC, Darkhorse... a média de horas/meses que demora fazer um determinado trabalho, quais os heróis preferidos de cada um... entre umas piadas sobre o Robin!
A seguir rumámos para o ultimo andar onde se fez o lançamento do livro Leporidae, da Cari. O livro tem umas ilustrações lindas a linha preta, sem palavras, e que conta a história entre uma menina e um coelho enorme. Assim não soa muito interessante, mas o livro está mesmo bonito.

Apesar de sempre ter gostado de ler e ter tido bastante banda desenhada em casa, nunca fui muito de ler comics... mas sendo irmã de um nerd de banda desenhada e namorada de outro, comecei a tomar-lhe o gosto, e embora não tenha ainda lido muita coisa estou mais sensível para este tipo de festivais e gosto quando há autores a dar autógrafos... é lindo ver pessoas a desenhar bem. Estavam presentes alguns autores da Zona, a Cari e três estrangeiros.
 Cá em casa temos cadernos só para autógrafos desenhados! Para o Anicomics levámos um que ainda estava em branco. A Cari estreou-o com uma belíssima lebre!
Depois trocámos umas palavras com o Tony Sandoval, ilustrador mexicano super simpático e acessível e de quem vimos uns trabalhos super bonitos a aguarela com umas meninas muito... intimas digamos... numa exposição que havia dois andares mais abaixo. Logo que lhe pusemos o caderno à frente, gabou a qualidade do papel e ficou à vontade para usar cor. Perfeito! :)   
Também falamos com o Marco Checchetto, ilustrador italiano com um sentido de humor delirante e a melhor gargalhada de sempre! Fez um belo Punisher num piscar de olhos.
Por fim (depois de umas boas horinhas de espera e uns quantos dedos de conversa) lá conseguimos chegar ao Davide Gianfelice, que nos deixou um personagem de Northlanders.
Estes senhores voltam a estar disponíveis amanhã, no mesmo sítio.
Amanhã voltamos também nós à carga e pelas 17h eu vou estar entre os grandes (glup) a rabiscar geishas, como uma autora da Zona Nippon... wish me luck!

Sem comentários: