11 janeiro, 2012

Do outro lado do mar

Este ano o acaso juntou-se à sorte e aos meus sogros e respectiva família e estive 20 dias no outro lado do mar, em Toronto (Ontário, Canadá)!
Foi a primeira vez que sai da Europa, a primeira que passei 8h enfiada num avião e que experimentei o jetlag, entre umas quantas outras primeiras vezes que fazem parte de todas as viagens a um país estrangeiro.
Aqui fica um pequeno relato:

Toronto é gigante e é plano. Tem uma ou outra colina, mas visto por uma lisboeta aquela cidade passa por plana-como-uma-tábua-de-passar-a-ferro. Fora do centro (que tem prédios altíssimos) as ruas têm prédiozinhos de 1 ou 2 andares e lojas bonitinhas no rés do chão.
Há imensas casas (entenda-se tipo vivenda e não apartamento) com tijolo ou pedra por fora, que dá a tudo um ar rústico, acolhedor e algo pardacento, mas muito bonito. Há bastantes árvores e muitas casa têm o seu mini jardim e vejo nisso algo de norte da Europa que me agrada imenso.

Durante 20 dias fui dona honorária de uma cadela chamada Flag que gostava de apanhar bolas de ténis, roer ossos para cão e dormir ao colo. Sou uma amante incondicional de gatos porque nunca tive outro animal (ok, tirando um hamster), mas sabe bem ter um cão, nem que seja por 20 dias...
E em Toronto há... ESQUILOS! Pretos ou cinzentos, estas bolas de pelo nervosas pululam pelos parques, trepando árvores e saltitando pelo chão.
Este escurinho posou para nós :)

Já o cinzento esteve suficiente tempo no mesmo sitio para eu poder fazer um mini video... Tinha a cauda mais fofa de sempre... era pegar neles todos e espreme-los até sair sumo de esquilo!
Estava frio pa caramba, mas nesta altura ainda não se tinha visto um pingo de neve, daí a relvinha da foto de cima.

Assim que lá cheguei fui informada que fazia parte das festas visitar as Cataratas do Niagara. Na altura pensei "AS Cataratas do Niagara??!!" Pois é, essas mesmas... as minhas noções de geografia ficam-se por Portugal, quanto muito Europa vá, mas afinal AS cataratas ficavam ali a hora e meia! E lá fomos nós!

A caminho paramos numa terrinha muito bonita e turistica onde esbarramos com esta loja de doces. Lá dentro havia um senhor a mexer numa máquina que transbordava de pipocas caramelizadas, tabuleiros de chocolate derretido sem fim e outros elementos do paraíso... o cheiro, meu Deus, o cheiro a doce... Uma senhora ofereceu-nos logo um bocadinho de não-sei-quê maravilhosos e puff... hooked! Só saimos de lá depois de comprar fudge e fomo-nos a lamber até às cataratas...

...e as cataratas são indiscritíveis!
Tirei várias fotos, fiz um mini video, mas nada fez jus ao real por isso desisti, guardei a máquina e saboreei só.
Em cima de uma das pedras que faziam a balaustrada estava uma gaivota poisada, tão sossegada que toda a gente se chegava a ela para tirar uma foto! E ela levava com os flashs e não se maçava... acho que naquele dia a gaivota foi mais fotografada que as cataratas em si.

E depois de vários dias de sol (muito bons para caminhar pela cidade), eis que nevou!
Aqui convém explicar que mesmo tendo feito erasmus na Alemanha, mesmo tendo ido lá em meses em que devia ter nevado, eu nunca tinha visto neve. Ou antes já tinha visto infelizes montinhos de gelo enlameado na Alemanha e na Suiça, mas neve NEVE nunca.
E claro que tive de me encasacar toda para ir à rua fotografar!
De manhã a neve ainda lá estava :) Quis fazer um cão-de-neve (assim ao estilo dos cães de loiça) e esquilos de neve e outras coisas do género, mas a primeira neve era misturada com chuva e estava ensopada demais e quando tive neve melhor, tentei mas os dedinhos iam-me caindo com o frio e desisti rápido - para uma escultora - shame on me...

Calhou a certa altura deslocarmo-nos ao norte, a uma cidadezinha perto dum lago, onde por sorte estava a nevar mais a sério! Acho que poderia passar horas a ver floquinhos de neve a aterrar nas minhas luvas e casaco... são tão bonitos...

E assim se passaram 20 dias, mais coisa menos coisa. Consegui salvar-me miraculosamente de uma virose que andava a dar a volta a tudo o que era tripas canadianas (e algumas lusas), voltei a desenferrujar o meu inglês e estourei quase todo o meu dinheiro em livros infantis!
Vou ter saudades :)

7 comentários:

Pedro disse...

Isto é que são férias!

Raquel Sousa disse...

Uau! Adorei a foto da cataratas. Que LINDO!
E finalmente alguma coisa de novo no blog : DD

Beijinho

Lazy Cat disse...

Cada vez mais tenho vontade de ir ao Canadá. Que sorte tiveste! =)

Mário R. Gonçalves disse...

Obrigado pelo magnífico relato de viagem. Não tinha uma imagem tão lisonjeira de Toronto, fiquei seduzido.

Parabéns por texto e imagens!

Avozinha disse...

Fico feliz pela oportunidade que tiveram. A tua descrição quase que nos coloca lá também...

Sara CS disse...

Que inveja...! :)

Nena disse...

Uau, deve ser tão giro!!! :D