12 janeiro, 2012

Cortem em tudo menos nas árvores

Este Natal, na localidade onde moro, a Câmara Municipal teve a triste ideia de mutilar tudo o que eram Plátanos. Pouco tempo antes tinha estado a admirar um deles, que se ergue junto a um prédio no largo e que tem um banquinho por baixo onde os velhotes passam a tarde a conversar. Era uma árvore bonita, com uma copa em forma de ovo e dava uma sombra simpática nos dias tórridos do verão passado.

Quando a vi agora, quase com um terço da altura total que tinha, o Ideiafix que há em mim ganiu de desconsolo...

Os Plátanos em questão são árvores de rua, daquelas que estão nos passeios e ao pé dos prédios, e embora seja uma árvore que atinge um certo tamanho, estes nem tinham hipótese de se esticarem muito porque já tinha sido todos escortanhados no passado.

Nunca percebi este hábito de cortar assim a eito tudo o que é troncos deixando só cotos. Na eventualidade de haver fios eléctricos até posso perceber, mas não era o caso. E se não queriam ter uma árvore grande junto ás casas, qual foi a ideia de a plantar ali em primeiro lugar??

Cortar assim as árvores é feio, é estúpido e não tem utilidade porque para ter um mono de um tronco no meio do passeio, mais valia levarem a árvore toda e não se falava mais nisso.
Em tempos tive de me informar sobre árvores e descobri o simpático site das Árvores de Portugal onde outros "Ideifix" lusos já lamentaram a mutilação dos plátanos.
Podem ler alguns desses lamentos aqui.

3 comentários:

Jolly Isaiah disse...

Aqui na minha zona fizeram essa poda drástica até nas árvores do Jardim. Qual não foi o meu espanto e tristeza ao reparar na pobre Ficus elastica com um "penteado novo". É lamentável..

Anónimo disse...

Os planaltos tem tendência a cair em dias muito ventosos. Então de tempos a tempos deve-se fazer essa poda dramática para evitar que aleguem ou alguma coisa fique debaixo deles. E apesar da agressão o mesmo agradece porque assim tem mais umas centenas de anos pela sua frente.

Ana Oliveira disse...

Anónimo, agradeço o comentário mas não consigo concordar. Na minha zona não deixam as árvores crescer o suficiente para nada.. podia ser que se tornassem um risco se elas fossem realmente grandes mas isso não se verifica.

É feio e não posso acreditar que seja benéfico retirar a uma árvore TODA a sua copa.
E se é para ter um cabide com 100 anos, então eu diria que mais valia não platarem árvores de todo... plantem antes mastros de betão.