05 agosto, 2011

A copiar se vai ao longe*

Em 1997 tive o privilégio de ver ao vivo alguns dos originais de Alfons Mucha numa exposição que houve na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. Chamava-se Mucha e o espírito Arte Nova. Tinha na altura 16 anos, já estava a estudar artes e adorei!
Desde então que comecei a interessar-me muito pelo trabalho deste artista e desta época e tenho alguns bons livros, incluindo o pequenino livro "de bolso" da Taschen cuja capa apresento acima.
Tenho andado também com vontade de fazer outras coisas que não sejam só as comerciais ou as que me encomendam, por isso há duas noites atrás peguei no livrinho da Taschen, reparei na contracapa (que mostro acima) que tinha um dos seus belos posters sobre uma marca de cigarros, peguei num espelho e desenhei-me no mesmo estilo.
Quando acabei fiquei bastante entusiasmada (ah o inebrianço de um novo desenho...!) mas logo no dia seguinte achei-o mais ou menos mediocre. Tentar que a aguarela consiga igualar a litografia é um bocado impossível, sobretudo quando se está a trabalhar com tempo quente, com a água a evaporar em segundos e com um papel talvez demasiado grosso para o efeito.

No entanto é com os erros que se aprende e achei que era digno de postar aqui!

*Nota: Nesta apropriação do provérbio popular uso a palavra copiar no sentido de treinar e de aprender com os mestres, e não no sentido de copiar como apropriação da inspiração e dom alheios. É o que digo quando as pessoas vêm ter comigo com desenhos que fizeram a partir dos meus desenhos... façam-nos à vontade se isso vos ajuda a praticar ou a ter outras ideias, mas livrem-se de fazer dinheiro com isso.

4 comentários:

António Araújo disse...

>peguei num espelho e desenhei-me no >mesmo estilo.

Novo corte de cabelo? ;))

Acho que o único problema sério é mesmo aquele da boca estar a 2/3 e o resto de perfil...fica estranho...mas tirando isso está bonito, e parece-se contigo :)

Dava uma boa série, fazeres uns tantos "auto-Muchas" (eu até experimentava também, mas acho que Muchas com barba não funcionava muito bem!) :D

Ana Oliveira disse...

Oi oi!
O corte de cabelo não é novo, mas está "Muchacizado".

A ideia não era ter o rosto de perfil-perfil.. era ter um quase perfil, mas faltou o quase e na prática parece isso: uma cara de perfil com a boca semi a 3/4.

E sim devia fazer mais uns :) acho que era capaz de dar uma série engraçada, sobretudo se tentar fazer uma menina inteira!

António Araújo disse...

Acho que já percebi melhor o problema:

O motivo pelo qual dá a ideia de que a cabeça está de perfil completo é porque não se vê nada da sobrancelha oposta. Quando saímos do perfil exacto começa-se logo a ver (comprimido, é certo, mas vê-se) o lado oposto da testa, até ao ponto onde esta "vira" (que é mais ou menos no sítio onde a sobrancelha também muda de ângulo).

Podias experimentar por um papel vegetal em cima do desenho e estender a testa só um pouquinho para ver se faz efeito...

>sobretudo se tentar fazer uma >menina inteira!

Eu passo a vida a tentar isso, e às vezes consigo :D :D :D (sorry, não dava para resistir, é o meu eterno lado teenager) :D

Abraço,
A.

Antónia disse...

Olá Ana, sou da opinião do António, mas é uma ideia interessante e para começo está bem conseguida. Continua e boa sorte. Bjs.