17 julho, 2011

Uma semana num outro planeta

Esta semana que passou estive a fazer um workshop no Ar.Co!
Como disse há uns dias atrás, este foi um workshop orientado pela Yara Kono (do Planeta Tangerina) com a participação especial do Bernardo Carvalho no primeiro dia, para lançar os exercícios.
E foi uma semana e pêras!

Como já tinha tido uma colega que tinha feito um workshop destes, tinha na ideia o tipo de exercícios que iam ser lançados... coisas com bichos feitas de recortes de cartolina, duas coisas que eu adoro! De modo que estava na expectativa do que conseguiria fazer...
E o primeiro exercício/desafio foi lançado:
Consistia em fazer um animal em silhueta constituído por muitos outros animais encaixados, tipo um puzzle. Os espaços entre os bichos deveriam ser mais ou menos homogéneos, de modo a que a silhueta final não parecesse ter buracos. Foram-nos sugeridos dois bichos que poderíamos usar, um rinoceronte e um crocodilo, só para desemperrar e o resto ficava ao nosso critério.
As regras eram bastante simples: Podíamos usar um destes animais, mas também poderiamos escolher um outro se preferíssemos. Mas fosse qual fosse tínhamos de o encher com 15 a 20 bichos!

Fiquei-me pelo rinoceronte porque me pareceu mais desafiante e com mais formas e reentrâncias...
A principio pareceu-me uma tarefa hercúlea... 20 bichos dentro de um rinoceronte?? E que bichos escolher? E em que posições?

Optei por criar algumas regras minhas: quis usar bichos mais da vizinhança do rinoceronte (e falhei redondamente com o pinguim e o esquilo, mas vá) e optei por tentar sempre que possível coloca-los direitos (isto porque originalmente podíamos vira-los de pernas para o ar, se quiséssemos).
O curioso neste exercício é que depois de começar a fazer os limites do perfil do animal, as coisas vão-se realmente encaixando e a coisa começa a parecer possível...
Depois de conseguir fazer o desenho final, foi "só" ampliar, passar para a cartolina e recortar...
Acho que não fui muito feliz com a escolha de cores, mas fiquei muito orgulhosa do meu feito! Um rinoceronte feito por 20 bichinhos em dois dias é obra!
Em cima podem ver uma montagem (meio ranhosa, sorry) que fiz com duas fotos tiradas à parede onde expunhamos o nosso trabalho. Os dois rinocerontes assinalado com uma seta vermelha são meus.
A turma aplicou-se (palmas para nós) e no final da semana a parede estava completa!

1 comentário:

embodying paradise disse...

tão belo o teu rinoceronte! a postura muito típica e muito fácil de reconhecer ! ha, e acho que há esquilos na vizinhança do rinoceronte - aqueles com patas pretas .. (: então só o pinguim fora do contexto, mas muito dentro da silhueta !