22 julho, 2011

Duas conferências e um monte de boas ideias

Nestes ultimos dois dias tenho acompanhado as conferências do segundo Simpósio de Urban Sketching.
Soube da vinda deste Simpósio já há uns bons meses, mas na altura vacilei quanto a inscrever-me - a inscrição dava direito a fazer uma série de workshops desenhando pela cidade - mas quando vi o preço desisti porque era muito para o dinheiro que tinha disponível na altura e como nunca me considerei muito Urban Sketcher (no sentido de desenhar cidades) achei que não era para mim.

No entanto soube há pouco tempo que era possivel assistir às conferencias pela módica quantia de €5 por dia! Como cada dia só tinha duas e a duração média é de meia hora cada, achei que o esforço não era grande e que podia ganhar bastante com isso.

E está a ser brutal!
Hoje assisti às conferências de Matthew Bhrem (um senhor que entre outras coisas dá todos os anos 8 semanas de aulas de desenho ligado à arquitectura em Roma!) e James Richards (arquitecto paisagista, co-fundador da consultora de design urbano Townscape), ambos excelentes desenhadores e professores e que têm o dom de passar essa paixão a terceiros...
Penso que foi o Matthew que a certa altura disse que para podermos evoluir no desenho devemos desenhar todos os dias (aquilo que já sabia mas custa a pôr em prática) e que é muito positivo experimentar novos materiais, sobretudo quando pensamos que já dominamos uma técnica. E nem de propósito eu me andava a sentir enjoada da aguarela... não porque já a domine (nem por sombras! Aliás cada vez mais sinto que pinto sempre da mesma maneira) mas porque gostava de tentar coisas que nunca considerei usar nos meus desenhos.

Como lápis de cor
Ou canetas de feltro!
E foi assim que numa fúria desenhadeira (e um pouco consumista, confesso) comprei duas canetas de ponta de pincel da Faber Castel e transformei os 45 minutos de autocarro de volta a casa numa caça à árvore!*
Esqueci-me de levar um caderno comigo, de modo que à falta de melhor tive mesmo de desenhar em folhas livres da minha mini agenda.

Amanhã (sábado 23) esperam-me as conferências de Simonetta Capecchi e António Jorge Gonçalves, mas mais importante ainda o fabuloso Sketch Krawl! Às 16h30 vamos juntar-nos todos e desenhar no Terreiro do Paço! Este movimento de desenhadores terá eco noutras cidades do mundo, de tal modo que por todo o planeta se ouvirá o barulho da grafite no papel...

Venham também :)

* Este era um termo que um professor meu usava quando queria que fossemos desenhar para a rua e fizéssemos esboços rápidos para captar logo a forma: Cacem uma árvore!

Sem comentários: