27 fevereiro, 2011

XI Encontro de Diários Gráficos - Foi hoje!

Este domingo deu-se o 11º encontro de Diários Gráficos, promovido pelo blog dos Urban Sketchers Portugal! Estive num vai-não-vai para me inscrever e ainda bem que o fiz, porque o encontro estava marcado para o Museu Nacional de Arte Antiga e foi um dia mesmo bom!
Antes deste só tinha participado no 4º encontro (se não me engano) que foi feito no percurso de Cais do Sodré até Telheiras. E tinha gostado imenso, mas algumas impossibilidades geográficas e de disponibilidade tinham-me impedido de participar nos outros.

Esteve um sol maravilhoso toda a tarde - aliás à hora do encontro do pessoal, batia com tal força na entrada do museu que toda a gente se espalmava nas paredes e recantos de sombra para não esturricar de todo! Depois da chamada e já lá dentro as pessoas foram-se espalhando pelos andares e pelas exposições e por todo o museu se viam, em cada cantinho, pessoas sentadas no chão de caderno na mão.
Claro que sendo um dos ex-libris do museu não podia deixar de fazer um dos bicharocos de Hieronimus Bosch... Quis aliás fazer mais e em diferentes posições, mas tinha-me esquecido como pode ser cansativo estar de pé e imóvel enquanto se desenha... mal habituada, é como eu estou!
Na sala de trás encontrei um quadro que se prestava aos exercícios de alto contraste. Acho que deveria ter deixado a figura da esquerda a preto e branco.
Entretanto a fome e a vontade de ir para o jardim/café abortaram qualquer outra tentativa de desenho junto às obras de arte. Os bolos deixavam muito a desejar, mas nestas coisas conta sobretudo o convívio, a vista e o ambiente geral... e que bem se esteve naquele jardinzinho.
Lá mais para o final do dia as pessoas foram-se juntando na entrada e trocaram-se cadernos, técnicas e conselhos sobre materiais até o sol se pôr e começar a soprar um vento geladinho que, juntamente com o fecho do museu, mandou toda a gente para casa...
...mas não sem antes ter ficado a conhecer algumas pessoas que me ajudaram a pôr uma cara nos blogs que já visitava :) E é sempre giro quando isso acontece!
E este casalinho de pombos foi a ultima coisa que desenhei na fachada do museu.
Venham mais encontros!

3 comentários:

Bruno Caetano disse...

Gosto do Bosh figure skater. :P Está brutal.

PeF disse...

Obrigado pelo relato, que pena não ter podido ir.

Marilisa Mesquita disse...

foi um mega encontro,sim senhora.o meu primeiro de muitos espera-se. gostei principlamente do desenho dos pombos! (: