23 outubro, 2006

Três exposições/ Three exhibitions

Hoje vi por acaso uma exposição das aguarelas originais de Rui Paes para o infantil livro Pipas de Massa (no original Lotsa de Casha) que foi escrito pela Madonna. Não sou grande adepta da colecção de livros que ela começou a escrever, nem deste ilustrador em particular, mas parece-me bem que a senhora se faça rodear de bons artistas e não sou de rejeitar a oportunidade de ver originais ao vivo. E o senhor, indenpendentemente de eu gostar do seu estilo ou não, lá que trabalha bem, trabalha! Está até dia 26 deste mês no Teatro Nacional São Carlos, em Lisboa. I saw today, by chance, the original watercolors from Rui Paes that make the children book Lotsa de Casha written by Madonna. I'm not a fan of her, neither of him, but its always good to see originals live. The exhibitions can be found in São Carlos Teather, in Lisbon, until 26th October.
Vai haver uma exposição de gravura Japonesa moderna na Fundação Calouste Gulbenkian. No site pode-se ler: A exposição Mundos de Sonho apresenta uma selecção de quase cem gravuras japonesas, obras-primas da célebre colecção Robert O. Muller da Arthur M. Sackler Gallery, de Washington. De 26/10/2006 a 07/01/200710h00-18h00 Sala de Exposições Temporárias do Museu.
Uma outra exposição no mesmo sítio, apenas noutro edifício: Humor e ilustração na colecção do Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão. No site diz: Desde sempre, grandes artistas gostaram de estender o seu traço à interpretação mordaz do quotidiano urbano. Em torno da passagem do séc. XIX para o XX esta afirmação encontra exemplos abundantes. Portugal não constituiu uma excepção e alguns dos artistas que viriam a constituir o centro do nosso primeiro modernismo deram provas de virtuosismo e inspiração nas áreas da caricatura, do humor, do apontamento ilustrativo. É o caso de figuras como Cristiano Cruz, António Soares, Jorge Barradas e até o próprio Amadeo de Souza-Cardoso. De 25/07/2006 a 29/04/200710h00 - 18h00 CAMJAP.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia Ana.
Agora que me dizes qual é o teu blog, tornou-se claro porquê a referência ao meu.
É que...como hei-de dizer, usei duas ilustrações tuas para ilustrar 2 posts meus, embora o "roubo" esteja devidamente identifcado espero que não fiques chateada - mas os teus desenhos são uma delicia.

Aqui vão os links:
http://trivial-nani.blogspot.com/2006/09/ahh-pois.html

http://trivial-nani.blogspot.com/2006/08/tenho-uma-amiga-princesa.html