20 outubro, 2006

17º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora

Retirado do site da Bedeteca:
Inaugura hoje, o 17º Festival Internacional de BD da Amadora (FIBDA) e que terminará dia 5 de Novembro. Mais uma vez a localização do núcleo central do Festival mudou de sítio desta vez para o Fórum Luís de Camões (Brandoa).O tema central desta edição é "17 Graus Periféricos e o Resto do Mundo" e reflecte-se nas mostras de bd da América Latina, África “Negra”, Mundo Árabe e Leste Europeu, entre outras. Realce também para a mostra de Filipe Abranches (autor da imagem do evento). Ainda no que se refere a autores nacionais, o Festival apresenta uma exposição de 17 Autores Portugueses Contemporâneos e uma mostra de trabalhos de desenhadores nacionais que trabalham para o mercado norte-americano, entre outras.Poderão encontrar mais exposições pelo resto do concelho: Galeria Municipal Artur Bual, Casa Roque Gameiro, Recreios da Amadora, Estação de Metro Amadora-Este e Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem.
Os autores presentes nesta edição são: Maurício de Souza (criador da Turma da Mónica), Frank Giroud, Lucien Rollin, Jean-Claude Denis (regressa a Portugal depois do Salão Lisboa 2001), Alessandro Barbucci, Frédéric Boilet, Aurélia Aurita, Étienne Davoudeau, David Rubin, Ángel de La Calle, Tomaz Lavric, Sérgio Salma, Aleksandar Zograf (na sua terceira visita após o Salão Lisboa 2003 e a edição anterior do FIBDA), Lailson Cavalcanti, Sixto Valência, Eduardo del Rio, Roberto Goiriz, Clément Obrerie, Grof Balazs, Lorenzo Gomez, JP Stassen, Yvan Alagbé, Eric Lambé e Sid Ali Meloah.
Já agora acrescento: Vai haver musica às 21h30 nesta inauguração, no Forum Luis de Camões, com os Toratora!!

1 comentário:

Cat disse...

Olá Ana. É só para dizer que amanhã (sábado) vou ao festival pois vai ser o lançamento de dois livros de BD totalmente portugueses, editados pela Kingpin-of-Comics. Duas produções que valem a pena.
Bjs