12 agosto, 2006

Príncipe sapo: versão simpática

Este é um desenho que fiz há cerca de um mês e só colori agora. A saia da princesa é inspirada na de uma menina de um livro que tive em pequena, chamado Amnésica, a menina esquecida.

4 comentários:

Goiaoia disse...

adoro o promenor do poço. Já agora: faz parte do imaginário dos contos de fadas? Qual é o contexto (para além do charco... digo, beira-rio, que é mais romântico) os contextos em que surje o sapo-principe?

Tenho ideia de que nem nunca ouvi nem nunca li uma verdadeira estória protagonizada por um sapo-príncipe. Sei que existem... até porque já os "encontrei, a eles e elas, transformados em todos os géneros e feitios. Do sapo príncipe só me recordo de imagens e sinópses. Uma imagem e ideia que faz parte dos "nossos" (com aspas mas em sentido muito lato) referentes comuns.

Bom... não consta do compêndio de "Histórias Tradicionais Portuguesas (não o tenho aqui à mão) Tomo I".

ããhnn, Cumprimentos.

Ana Oliveira disse...

Goiaoia: O poço vem da estória original, que por acaso é escrita pelos irmãos Grimm e que por acaso nem é um poço, é mais um lago ou algo do género.

A estória fala duma princesa que deixa cair o seu brinquedo predilecto (uma bola dourada) num lago ou algo do género, e há um sapo que se presta a ir buscar-lhe a bola se ela prometer que o leva para casa, para comer e dormir com ela... enfim, para viverem juntos... ao que ela diz "sim sim", mas depois de ter a bola nas mãos desaparece a correr! Depois o Sapo vai ter ao castelo e o Rei faz com que a princesa cumpra a sua palavra.

Aqui as estórias divergem um pouco: numa ela chateia-se e manda o bicho à parede e ele transforma-se num principe, noutra versão ela beija o animal e ele transforma-se num principe. E no fim casam-se e ficam juntos.

Goiaoia disse...

ihihihih! Manda-o à parede (...) e ós'pois casam, ahahah... e ficam juntos.
Obrigado.

velhadaldeia disse...

Eu tinha também tinha a História da Amnésica! He he he!