02 agosto, 2006

Onde está o totó?

Numa casual conversa telefónica com o meu irmão mais velho começamos a falar sobre os meus desenhos das princesas e os totós (como penteado no cabelo, entenda-se). Como ex-aluno de uma escola que inclui teatro ele é ligeiramente traumatizado pelas meninas de totós, por isso dou-lhe o devido desconto...
Adoptei o penteado dos totós para as minhas princesas sem racionalizar muito sobre isso, mas esta conversa deixou-me intrigada.. haverá alguma razão inconsciente para isso? Vejamos:

Uma das únicas princesas a quem conheço totós é a Princesa Leia (e são uns totós um bocadinho totós diga-se de passagem...). Vá-se lá saber o que se passou na cabeça do excelentíssimo Lucas quando idealizou a Leia.. mas por outro lado, se eu própria me vi a desenhar princesas com totós sem sequer pensar nisso, por alguma razão foi. Agora qual...

Procuro no dicionário algum esclarecimento. Afinal O QUE É UM TOTÓ?? Em vão, o Dicionário prático ilustrado da Lello e Irmão - Editores apenas adianta: Totó (ò) s.m. Fam. o mesmo que cãozinho. E qual o meu espanto! Mas há de facto um cãozinho chamado totó! O da Dorothy do Feiticeiro de Oz!
O mistério adensa-se.


E eis que outra ideia surge na minha cabeça.. o que dizer do famoso rato Mickey? Seriam as suas orelhas inspiradas nos possíveis totós de uma possível menina? E que raio quereria isso dizer? Teriam sido as orelhas do Rato Mickey a influenciar o elaborado penteado de Leia? Ou será apenas uma ideia totó da minha parte? (que é bem provável..)
Deixo-vos com estas ideias e parto mas é para férias. Até ao regresso!


11 comentários:

hfm disse...

Boas férias e bons tótós!

Pedro disse...

Excelente!

menir disse...

Não digas mal dos tótós da princesa Leia ou temos sarrabulho... Grande análise ò Ana! ;)

Anónimo disse...

No meio de artigos e experiências é óptimo levares-me a meditar sobre tótós...achei o máximo! Pensei por momentos que ias desenhar o meu pai...avô tótó :)

Goiaoia disse...

«Tótó, I think we're not in Kansas anymore»
in O Feiticeiro de Oz.

Os Tótós... são tranças apanhadas??
Bom, todas as princesas que se prezavam (hoje já não carece... mas pergunte-se a qualquer criancinha) tinham loooooongos cabelos, que entrançavam em looooongas tranças que, ós'pois, sei lá, quando se armavam em borralheiras ou "guardadoras de patos" deveriam recolher em sóbrios tótós.

E nem pretendo chegar à Rapunzel. Assim que os camaraméns ou os escribas viravam costas, deviam ir a correr apanhálos bem apanhadinhos. Para andar, aqueles cabelos deveriam ser piores do que atacadores de botim All Star todos desnbalançados para um só lado e, óbvios, desatacados ou por atar.

A estória está mal contada. Se a Rapunzel não usasse tótós às escondidas já se treria submetido a diversas intervenções de reconstrução facial, mais própriamente, ao queixo.

Quere-me parecer que ainda acreditas em princesas (e pronto, no mínimo já seremos dois)mas que os tempos já num estão para coisas barrocas.
E então, intuiste o sentido pragmático da coisa, dos arranjos capilares pelos quais as princesas dos tempos modernos teriam de optar. Aquelas que saem do carro e vão abastecer o depósito de combústivel (num me lembro de mais nenhum exemplo infeliz, fico por aqui).

E eu já vi tótós espantosos. Uma senhora alentejana que conseguia amarfanhar um cabelaaaão pelo rabo num minúsculo carrapito escondidinho por de baixo da nuca.

p.s. Mas julgo... um pouco laços, é verdade, mas a princesa Fiona do Schrek num usa Tótós?

Goiaoia disse...

34789q601403bvpypabv uhgnl hngrvatçabno+tpaoç
awbvhilthulçnvta3ytp9q34

byatbhvenbnnçeb
arnypbnapemtu89n

Aprova lá isto!

Ana Oliveira disse...

Goiaoia: Sim senhor, isso é que foi comentar! Bem, confesso que na noite em que postei esse tratado sobre totós não me esforcei mauito (nada mesmo) em ser exaustiva... Se calhar chamei totós a tudo o que se parecesse com um pompom de cabelo. Era capaz de ser mais isso.

E sim, acho que é tipico de qualquer princesa que se preze tem um cabelo bastante comprido.. não sei de onde vem isto mas é muito recorrente.. deve ser aquela coisa feminina.. em todo o caso deve ser também por isso que algumas acabam por apanhar o cabelo de qualquer maneira, nem que seja nuns belos pompons! Ora não há também uma altura em que a princesa Leia aparece com um belo rabo de cavalo?

Quanto à princesa Fiona, de facto esqueci-me dela.. ou antes, nem me dei ao trabalho que pensar em mais princesas, mas acho que o que ela tinha era uma trança!

A bem a ver, entre tranças e pompons a coisa não varia muito nas guedelhas principescas.

* disse...

eu conheço um tótó...
tá dificil de arranjar tótós de jeito, rebentam logo...

* disse...

tótós só mesmo no cabelo

Anónimo disse...

Para a próxima tenho cuidado com o que digo ao telefone, q' isto depois até aparece na Net e tudo!

Sara CS disse...

Ahahah, adorei o comentário do David, e o nick ainda mais!