28 fevereiro, 2016

Workshop "Ilustrar e Editar sem Fronteiras"

Na semana passada tive a felicidade de ter descoberto um workshop em Lisboa com uma das minhas musas e tive a sorte suprema de me conseguir inscrever a tempo. Tenho a agradecer do fundo do coração à minha amiga Catarina França por me ter enviado o convite via facebook... as redes sociais não têm só coisas más...
Foram três dias de workshop (10 horas) com Elena Odriozola (ilustradora) e Alejandro Garcia Schnetzer (editor) na Fundação José Saramago (Casa dos Bicos) e o tema deste workshop era "Ilustrar e Editar sem Fronteiras". A minha felicidade exponenciou logo quando me apercebi que iríamos tratar de temas botânicos!
Começámos no dia 24 no Jardim Botânico de Lisboa, para sabermos nos apresentarmos e saber qual ía ser o programa. Estava um dia mesmo infeliz, com chuva e frio, mas a minha costela de ilustradora cientifica levou isso como um desafio! O texto sugerido - de Clarice Lispector - falava de flores de uma forma bastante poética e aquilo que nos foi pedido foi que procurássemos flores e as desenhássemos com atenção às suas partes e estruturas. Nesta altura não havia muita flor a desabrochar, mas fiz uns esboços debaixo do guarda chuva o melhor que pude. Não achei que tivessem ficado nada de especial, mas pelo menos apanhei uma Magnólia bem carregada.
No dia seguinte, já na Fundação José Saramago, foi lançado o exercício propriamente dito e explicada a técnica: Iríamos fazer um stencil e trabalhar com tintas e dedos! 
Aparentemente esta é uma técnica com a qual a Elena trabalha bastante actualmente. Na minha ignorância, eu tinha ficado presa ao trabalho dela de há uns bons 10 anos atrás, quando trabalhava com aguarela e outras tintas transparentes.

Assim, pediram-nos que escolhêssemos uma planta e a dividíssemos em partes (caules, pauzinhos, folhas, pétalas, etc) e essas partes seriam feitas em stencil de modo a podermos combinar os elementos e "construir" a nossa planta.
Escolhi a Magnólia e fiz o esboço de uma composição simples, com uns ramos e três flores.
Em baixo podem ver o meu stencil de acetato e em cima um dos resultados!
As tintas eram acrílicas e usávamos o dedo para "estampar" cada elemento, à vez, na folha. A ideia era usar o dedo tipo carimbo e não arrastando... Esta técnica permite fazer coisas brutais, mas diga-se em abono da verdade que pode descambar para a badalhoqueira total! Rapidamente eu fiquei com 3 dedos cheios de tinta e tinha de ter imenso cuidado para não deixar dedadas em todo o lado! 
No terceiro e ultimo dia introduziram-nos ao exercício final: A ideia era usar a nossa planta para contar uma pequena história em pelo menos 6 pranchas. Deveríamos usar os elementos que tínhamos recortado, mas podíamos acrescentar uma ou outra coisa - mas sem fazer muita coisa de propósito.
Era também interessante se a história pudesse ser circular...

Eu pensei em fazer algo deste género: O meu raminho começava com flores pequenas, que iam crescendo ao longo de toda a história. Aparecia um passarinho, que piava e "acordava" as flores, que saiam todas a voar. No final ficavam outra vez uns botões e a história recomeçava :)

Consegui terminar o exercício a tempo e fiquei bastante feliz com o resultado! A Elena e o Alejandro também me elogiaram o trabalho, o que me deixou hiper-mega feliz!


No ultimo dia houve também uma conferência à qual infelizmente tive de faltar, mas que ficou disponível aqui no youtube!
A Laura portou-se bem durante estes dois dias, tendo dado uns saltinhos de vez em quando, mas sem problemas de maior! No ultimo dia estava bem cansada, mas valeu cada minuto :)

5 comentários:

Honey Daze disse...

Parece ter sido um workshop tão giro! Quem me dera ter sabido dele... E os teus desenhos, como sempre, lindíssimos! A Laura inspira! Um beijinho grande às duas

Unknown disse...

Muito lindo, parabéns! Poderia visitar meu blog e comentar sobre o que acha dos meus desenhos? Será maravilhoso uma avaliação de quem alguém como o seu talento. Agradeço desde ja...
Para ver meus desenhos e comentar é só visitar o link: http://nanofreita.blogspot.com.br/p/ilustracoes.html
Obrigado!

Cate disse...

Foi um workshop bem giro! :-)) Sempre a aprender em boa companhia! :-))

Cate disse...

Foi um workshop bem giro! :-)) Sempre a aprender em boa companhia! :-))

IBelchior disse...

Maravilhoso, Ana, tanto na ideia como na execução. Parabéns!
Obrigada também por nos deixar a hiperligação para a conferência "Editar e Ilustrar Sem Fronteiras".
Só lhe peço que, na medida do possível, não deixe as atualizações do seu blogue para trás... :D