29 janeiro, 2013

Implodir em directo

Então, viram-me congelar na TV?
Eu costumo achar que me dou bem com entrevistas desde que sejam por escrito, ou por email, ou por telefone ou gravadas num gravadorzito... ser filmada é o fim da linha para mim, ainda mais em directo!

A minha primeira experiência na TV foi no mínimo estranha. Comecei a stressar com a ideia pelo menos com 3 dias de antecedência, fiz todos os filmes na minha cabeça e estudei o meu currículo como se eu fosse uma estranha a mim própria, não me fossem perguntar coisas inopinadas para as quais não estava preparada para responder e escavei no meu atelier à procura de aguarelas que fossem dignas de ir à TV... Também esfreguei o focinho com afinco com toda a antecedência possível para me livrar de eventuais borbulhas e outras mazelas de quem não vive em frente às câmaras e olhei para o meu parco guarda roupa à procura de algo confortável e não demasiado velho nem frio para levar...

Então no dia acordado preparei-me, meti os desenhos numa pasta e lá fui eu.
Como tenho uma costela alemã e gosto de cumprir horários, apareci na RTP uns 45 minutos antes do suposto e quando a senhora da recepção não encontrou o meu nome pensei "Não era hoje! Enganei-me! Melhor: foi cancelado!!" mas não, afinal estava lá...

Fui levada para dentro de umas instalações grandes com corredores labirínticos e depois de muito vira à direita e vira à esquerda fomos dar ao set do programa, com os cenários, as cadeiras dos apresentadores e banquinhos para os espectadores. Pareceu-me tudo mínimo!
Deixei as minhas coisas junto dumas mesinhas onde estariam expostos os produtos Princess Pea e as minhas aguarelas e dei dois dedos de conversa com um senhor dos seus 70 anos que fazia revista e tinha trabalhado com nomes conhecidos do teatro português.

Entretanto a senhora que me tinha ido buscar à porta levou-me para a maquilhagem (eu estava bastante curiosa com esta parte dos preparativos, porque raramente me pinto e nunca sei como o fazer). Quando chegámos lá acima as senhoras da maquilhagem estavam-se a pintar umas às outras de modo que aguardei um pouco pela minha vez :)
Em poucos minutos levei uma lambidela de base, um "pesseguinho" nas bochechas, uma sombra rosada e rímel preto nos olhos e um batom clarinho. Confesso que à medida que ía levando com estas camadas não pude deixar de pensar que aqueles mesmos pincéis e maquilhagem já tinham pincelado outras caras, olhos e bocas, e a minha costela hipocondríaca soltou um ai!

Mas a minha costela razoável acrescentou "mas isto deve ser tudo estéril, senão até cogumelos cresciam nestas coisas..." e fui para a salinha da cabeleireira que me esticou o cabelo e borrifou com laca. E ala que se faz tarde!

A parte do programa em si foi como podem ver nos links abaixo - e quiserem mesmo muito.
Foram 3h de anda praqui e anda prali, e eu sempre a pensar não coces o nariz, não bocejes, não pares de pintar. Por pequeno que seja o estudio, deu sempre para cochichar com os operadors de camara e restante pessoal que não aparece no ecran de TV mas que faz a magia acontecer, e isso foi mesmo giro :) Também gostei de conversar com o Jorge Gabriel, que é super acessível e simpático e parece um miúdo grande!
Só tenho pena que em relação ao que interessa estes programas sejam feitos assim tão pela rama... explico melhor: Nas 3h que lá estive pouco ou nada fui informada sobre quanto tempo iriam falar connosco, que perguntas nos iriam fazer e quantas vezes iriam voltar a nós. Isto para uma pessoa normal deve estar ok, mas para uma pessoa como eu que quer saber de antecedência o que se vai passar, é um desastre... Gostava de ter conseguido falar melhor do meu trabalho e de pelo menos ter dado o link do meu blog (como foi possível esquecer-me disso??!!)

A senhora apresentadora por sua vez não parecia estar muito inteirada do que era a Princess Pea (ela disse mesmo "Princess Pia"? Oh credo...) e fez para lá algumas confusões, mas nada muito grave, enfim...

Foi giro pela experiência :)

Podem ver o programa aqui... mas ponham o dedo no fast forward, pela vossa saúde!
You can see it here... but keep your finger on the fast forward if you may!

5 comentários:

Filipe LF disse...

Parabéns!
Não vi o programa (ainda) mas o texto faz-me ter pena de não o ter visto.
Nem só de desenho vive o teu blog.
Parabéns!

Anónimo disse...

olá!
épa gostei muita desta tua descrição!ehehe...

épa aquilo foi uma seca! porque quer dizer, os tipos obrigam mesmo a pessoa a ficar ligada! é assim: olha olha a ana! ah ja n tá...épa que conversa de chaxa...zzzzz....olha olha é agora...oh tão linda=) ..epa outra vez esta seca...^.^

Valeu a pena todo o esforço!
a apresentadora tinha a obrigação de perguntar onde podíamos ver os teus trabalhos caramba!
que tonta que era -_-'

**Prima Ju

Avozinha disse...

Eu vi e posso assegurar-te que parecias totalmente profissional da coisa, isto é, não há dúvidas sobre os desenhos, mas na parte TV, podes continuar! Lá que a Princesa pia, pia e pia bem!

Skraeling disse...

No need to worry. You were fine. You seemed comfortable & at ease. The viewers who were charmed by you and your work will seek you out ... either through the Princess Pea site or otherwise. Congratulations on such a wonderful and difficult job. You are a true artist who makes the difficult look easy!

Mar disse...

Já vi o programa há uns dias atrás (a passar à frente muitas vezes, que apesar de ser sobre arte era um bocado desinteressante, tipo feira de quinquilharias, com tudo à mistura), mas tenho ideia de que o que ela disse foi Princess Péa, mesmo a ler como se fosse português.. NABA!
Da próxima coloca uma cábula na mão para te lembrares de falar sobre o blog ;) - e depois colocam base em cima e já não dá para veres, eheheh
Beijo