05 maio, 2011

Estudar é preciso

Na semana passada, quase por acaso, veio-me cair no email uma mensagem de uma ilustradora que trazia uma informação sobre os Booktailors.
Nunca sobre tal coisa tinha ouvido falar, mas espreitei o site e depois o blog, percebi que lidavam com livros e davam cursos e quando li os títulos dos cursos deu-me um daqueles baques "Eu tenho de fazer isto, absolutamente!"

Os Booktailors são consultores editoriais. Não são editores como aliás explicam nas suas FAQ:
(...) um consultor editorial não é um editor. Um consultor editorial é alguém que tem por função dar conselhos e executar serviços no sector editorial. É alguém com formação especializada e experiência que lhe permite trazer uma mais-valia clara ao trabalho árduo de quem está no mercado e sabe que não pode, nem deve, saber e fazer tudo.
Um consultor editorial é um parceiro dos editores, um especialista externo com recursos de que o editor não dispõe, com uma visão alargada e fortemente abalizada, que não teme apontar todas as forças e fraquezas.

Considero-me grande consumidora de livros infantis. Não compro nem metade do que gostaria, por falta de espaço e sobretudo de dinheiro, mas tento estar a par das novidades, sejam nacionais ou não. A zona das crianças é a primeira coisa que vejo numa livraria e mesmo no estrangeiro as visitas aos museus têm boa concorrência com as idas às livrarias para encontrar preciosidades de outras línguas... Sou bastante exigente em relação às ilustrações e sou bastante levada por um bom título, mas de modo geral não dispenso um bom texto. Por vezes no entanto compro livros de textos assim-assim porque as ilustrações são de alguma musa incontornável.. e também já aconteceu um bom texto ajudar a vender umas ilustrações mais comuns.

O curso que vou fazer chama-se Livro Infantil II e é orientado por Carla Maia de Almeida. O programa parece delicioso e embora custe um pouco mais de 200 euros, não pestanejei na altura da decisão. Tem a duração de 18h, divididas por 6 dias. É um curso que será dado no centro de Lisboa, na Baixa.
Sinto-me muitas vezes seduzida por inúmeros cursos de ilustração que pululam por aí (se pudesse fazia os do Ar.Co. e os do CIEAM), mas ultimamente sinto mais falta de bases teóricas.

Aos interessados (e abonados - na carteira), penso que ainda há vagas!

4 comentários:

Lia Tansini disse...

Oi, Ana! Adoro livros infantis e tenho também vários, em parte para meus meninos, em outra para meu trabalho com crianças. Você tem publicações suas? Sou psicóloga e utilizo os livros infantis para conversar com os pequenos sobre os sentimentos, os pensamentos, as ações e os acontecimentos do desenvolvimento humano. Adoraria ter algum material seu.

Ana Oliveira disse...

Oi Lia
Obrigada!
Por enquanto não tenho nada da minha autoria publicado... se tudo correr bem em breve terei um livro em conjunto com um autor português, mas não sei se serviria os seus objectivos.
Adoraria fazer uma edição de autor, mas para isso ainda terei de praticar bastante...

Anónimo disse...

Olá Ana! Sigo o teu blogue há algum tempo. Estou agora a fazer o curso de ilustração na SNBA e estou a gostar. Já ouvi falar várias vezes na Booktailores mas nunca tive nenhuma referência de alguém. Diz se gostaste :)

Também já tirei dois no CIEAM com o Richard Câmara, de ilustração infantil e de iniciação à cor. São de curta duração, não dá para especializar muito.

Ana Oliveira disse...

Olá Desenlace, obrigada :)
Penso vir a fazer alguns posts sobre o curso dos Booktailors, estou bastante entusiasmada!

Quanto aos cursos do CIEAM; só tentei fazer uma vez um dos do Richard Camara, mas havia tanta procura que fiquei de fora... entretanto as propinas têm sido demasiado caras, mas é uma coisa que gostaria de fazer um dia.
Mesmo não dando para grandes especializações, acho importante fazermos cursos com pessoas diferentes, porque cada um tem um bocadinho para ensinar.