10 julho, 2009

Impressão de aguarelas

Hoje venho pedir ajuda aos caríssimos ilustradores que lerem esta página:
Ando há algum tempo à procura de um papel de impressão de qualidade para poder reproduzir os meus desenhos de um modo mais profissional. Não quis usar papel de fotografia porque gostaria que o resultado final fosse mais próximo do aspecto de aguarela... e andava nisto, à procura de papéis com uma boa gramagem, quando me apercebi que afinal há um mundo inteiro de papel de impressão para fins artísticos! O meu problema começou quando tentei encontrar uma loja que os vendesse (cedo me apercebi que lojas de belas Artes não eram a solução...)

Aqui estão as marcas que averiguei:
- Primeiro lembrei-me da Arches que é uma marca conhecida de papel para arte e tem uma gama de papel digital com as mesmas características dos outros papéis que já vende, o que significa que é possível digitalizar uma aguarela e depois imprimir numa folha que reproduz o mais fielmente possível a textura do papel original... ora isto agrada-me! Há vários formatos, inclusive uns bem grandes, em rolo!

- Depois, numa incursão ao El Corte Inglês em Lisboa e descobri que a HP tem uma bela gama de papel de impressão para fins artísticos. Não é uma marca ligada directamente às artes, mas tenho muito boas referências das impressoras HP (estive quase quase pra comprar uma...)
Infelizmente só vende caixas de 25 folhas formato A3 e os preços não são muito convidativos (entre os €60 e os €90)

- Só hoje reparei que a Arches se juntou com a Canson no site Canson Infinity, dedicando-se à criação de papéis para impressões artísticas. Não consegui saber preços, mas fiquei curiosa porque há um motor de busca com possibilidades de escolher o formato do papel, a textura e a gramagem que cruza estas três variantes para encontrar o papel perfeito! 

- Parece que a Epson também tem papéis especiais. Tem pelo menos um de tela, e uns outros que podem ter boas possibilidades como o papel autocolante (é desta que vou fazer cromos!)

Alguém sabe onde posso encontrar este tipo de papel? Preferia uma loja do que comprar pela net...
Muito obrigada

3 comentários:

Fil disse...

Olá Ana, sinceramente não te sei dizer qual o melhor sitio para encontrar esse tipo de papel, tirando o óbvio: papelarias mais técnicas e sitios como a staples por exemplo, se bem que pelo menos no segundo caso apesar de terem muitos papeis especiais para impressão nunca vi lá nada tipo aguarela.
Eu sugeria mesmo a impressão em papel de aguarela comum.
Já agora que andas a tenatr produzir impressões de boa qualidade dos teus trabalhos tenho curiosidade para saber se viste alguma coisa relacionada com a impressão usando tinta resistente à luz? É que a tinta normal das impressoras não aguenta muito tempo exposta...
se souberes de alguma coisa sobre isso diz-me.
Abraço
Fil

Jonas disse...

Olá Ana,

Os papéis Canson Infinity eu encontrei em dois distribuidores.
Emporium Sign e Solução & Imagem.

Existem os sites deles na internet.

A Emporium está em SP e a S&I no RJ, mas atendem em todo o Brasil.

O que é interessante é a qualidade dessa linha, achei incrível o fato de serem duráveis com mais de 150 anos (vide Wilhelm Imaging Research). E são resistente a ação de raios UV, o que dispensa uso de vernizes e sprays.

Pude perceber em uma compra que os preços são muito semelhantes ao Hahnemuhle, porém a qualidade é notavelmente melhor, principalmente quando falamos de Gamut de cores e Densidade de pretos.

Segue a dica... adorei seu blog.

Ana Oliveira disse...

Olá Jonas, obrigada pela dica.
Só é pena eu não ser brasileira (ainda temos um oceano de distancia)