08 março, 2009

Paper dolls - parte I

Ando ultimamente fascinada com bonecas de papel recortáveis! Lembro-me que brincava bastante com elas quando era pequena, tendo chegado mesmo a criar as minhas próprias... 
(De repente vem-me à cabeça que passamos a vida a recordar e a voltar às coisas que sempre gostámos quando éramos pequenos: o local das férias de verão, os livros que nos marcaram, os amigos de sempre... pelo que deve ser por isso que dizem que a infância é tão importante.. mas adiante)
Descobri há pouco tempo um artista especializado em moda e ilustrador infantil chamado Donald Hendricks que tem como paixão as bonecas de papel recortáveis. Escolhi mostrar estas três da sua autoria porque a Frida é deliciosa, a Alice é incontornável e a Sereia tem qualquer coisa de Vénus de Botticelli que adorei. É difícil eleger uma favorita, mas fui decididamente seduzida pelo facto de haver uma Roxane & Cyrano. Fiquei fã!
Bonecas deste género ainda se encontram e quem as faça também, mas o que achei de nota neste senhor, é que criou uma colecção que inclui não só figuras do imaginário infantil mas também da História mundial! Há a Marylin Monroe, a Jacqueline Kennedy e até a Hillary Clinton! (por acaso não as encontro na galeria, mas podem vê-las aqui)
Fiquei com vontade de desenhar uma, mas nisso falarei num próximo post.

1 comentário:

deep disse...

Quando era miúda, adorava-as. Acho que ainda me fascinam! Chegava a fazer-lhes novas roupas.