Contos de Nunca Acabar. Este é o nome do Workshop de Ilustração que vai decorrer no Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém, nos próximos dias 27 Maio e 3 Junho.
O Folheto informativo diz assim: Nesta oficina percorremos a tradição oral do conto, através da história e da sociedade. Fala-se da importância de recuperar o conto como património universal de uma imaginação colectiva de culturas diferentes, fonte de conhecimento, de língua e de valores. Destaca-se a importância de chegar à tradição oral de contos de diferentes países para partilhar realidades culturais. Estas ideias são acompanhadas de exemplos práticos de contos distintos, contados por Raquel Mendéz.
Ao mesmo tempo fala-se da importância de chegar aos mais pequenos, ilustrações que recolham sensibilidades plásticas distintas, imagens artísticas que oferecem uma segunda leitura da narrativa, com a intenção de criar a sensibilidade para a imagem. É desta forma que nos aproximamos da história da ilustração e fazemos uma análise das diversas técnicas e estilos (colagem, acrílico, fotomontagem, escultura, ...), assim como da narração e das metáforas visuais presentes nos livros a partir de ilustrações concretas.
Apesar de estarem marcados dois dias, o workshop é de apenas um, que se repete duas vezes. O público alvo são professores, artistas, bibliotecários e curiosos... eu incluo-me no ultimo grupo.
É das 15h às 18h na sala D do Centro de Pedagogia e Animação e o preço são 15 euros, com um livro incluido!
Sem comentários:
Enviar um comentário