17 maio, 2006

Da chatice que foi estudar Estética...



Nunca gostei particularmente de filosofia, e foi com algum desagrado que me apercebi que teria de frequentar quatro dolorosos anos de Estética mais um de Sociologia da Arte quando entrei para Belas Artes...

Passados os cinco anos posso recordar com algum humor os momentos em que não me apeteceu nada estudar, como aquele que deu origem a este desenho, numa altura em que tinha de fazer um qualquer trabalho teórico sobre Heidegger! Na parte de trás do desenho escrevi: "Lately I have Heidegger on my back. He is such a pain in the ass...". Acho que o título surgiu desta expressão inglesa, já não me lembro bem.

Mais tarde desenvolvi uma teoria sobre o estudo de autores alemães, baseada nos meses que vivi na Alemanha, quando frequentei o programa Sócrates-Erasmus. A lingua alemã é espectacular, adorei aprendê-la e tenho muito orgulho no pouco que "arranho". Gramaticalmente tem a particularidade de se poderem juntar várias palavras numa só formando conceitos únicos que por vezes se tornam muito difíceis ou mesmo impossíveis de traduzir para português...

A minha inaptidão para estudar Filosofia é crónica, mas reconheço que poderia ir muito mais longe nesta área se a minha compreensão do alemão desse para ler os textos originais dos brilhantes pensadores germânicos.

2 comentários:

Avozinha disse...

Vai tentando, vai tentando! Mas estou convencida que a coisa não vem só do saber algum alemão...

menir disse...

Aniuska linda!!! Sabes o que dizem os Monty Python do assunto? "Heidegger, Heidegger Was a crazy old beggar"_isto entoado alegremente em forma de canção.
Chorei a rir com a ilustração...
Beijitos!