23 novembro, 2009

Encontro de desenhadores

Já há algum tempo que eu andava a seguir este Colectivo de Diários Gráficos, com um bocadinho de inveja por cada saída que faziam. Este colectivo nasceu, parece, do terceiro workshop sobre diários gráficos dados por Eduardo Salavisa e Possidónio Cachapa na Fac. de Belas Artes. E é um projecto bem simpático!
Quando comecei a seguir este blog e soube das saidas, ainda tentei ir ao III encontro para desenhar, na Avenida da Liberdade, mas por algum motivo que já não recordo não estive disponível nesse dia... E tive pena quando vi os resultados.
Eis senão quando soube do IV encontro e não quis falhar!! A proposta era encontrar-mo-nos todos no Cais do Sodré às 15h (e que grupo descomunal que era! Incluía famílias com crianças e tudo!)
Depois de alguns ajustes à ideia inicial acabou por se concordar em seguirmos todos juntos de metro até Telheiras, desenhando livremente durante a viagem, e chegados ao destino, sair e continuar a desenhar, pelo menos enquanto a luz permitisse. O meu primeiro desenho foi o que se pode ver em cima. Como não sou muito de arquitecturas nem desenhar espaços optei pelas pessoas.. A cor foi adicionada mais tarde.
Já em Telheiras, no exterior, espalhámo-nos pelo jardinzinho simpático que ali há e marcámos um limite de umas duas horas para desenhar sendo que no fim nos encontraríamos todos para mostrar os cadernos uns aos outros!
Como estou numa fase de árvores não resisti a uma Ginko biloba jovem e magrinha e a uma árvore-desconhecida, como podem ver acima. Aproveitei o facto de estar mais bem sentada e à vontade para colorir na hora (e constatar que a minha super caixinha de aguarelas não é assim tão jeitosa porque à força de ter tantas abas para abrir tem forçosamente de ser colocada num plano horizontal qualquer... isto de estar a desenhar com tudo ao colo é mentira!)
Por fim ainda tentei um desenho mais acabado, mas custa-me sempre ter de desenhar casas (quando as há) por trás das árvores. O limite das horas (marcadas e das de luz) fez-me deixar um plátano gigante e lindo de tão amarelo por terminar. Fica para uma próxima!

Cliquem nas imagens que elas aumentam um pouco.

4 comentários:

Fuzhong! disse...

Estou a ver que fartara-se de rabiscar! Infelizmente, não pude ir a este encontro, o da Av. da Liberdade abriu o apetite para mais destas iniciativas.

Conceição disse...

Olá,
Gosto muito do seu traço e do seu espírito!
Felicidades.

Mg disse...

Também tive para ir a esse encontro que engraçado :p ahah

Pedro disse...

muito giro. gosto bastante do desenho do casal no metro :)